24 de mai. de 2010

Mídia e educação


Cada vez mais a tecnologia faz parte do dia a dia da sociedade, independente da classe social. Quanto maior a renda familiar, maior o acesso a diferentes equipamentos tenológicos, mas não impede que crianças e jovens da periferia manipulem um aparelho celular com múltiplas funções.

O mundo em que vivemos, cada vez mais globalizado e com a informação a um clique, requer mudanças em todos os aspectos. A educação, aos poucos, vem se adequando a essa modernidade. Pois os alunos que chegam às salas de aula estão cada vez mais dinâmicos, e exigem um outro tipo de aula, diferente das que tivemos quando estávamos na escola.

Estou realizando a disciplina eletiva Mídias e Educação, ainda está bem no início, mas muito interessante para pensar sobre o assunto, principalmente quanto a acessibilidade às mídias.
Quando escuto este termo, refiro-me logo ao computador, e uso da internet. Mas esse termo é muito mais amplo.

Realizo estágio numa escola em que os recursos tecnológicos são bem precários. A escola conta apenas com rádio, televisão e aparelho de DVD. É possível fazer um bom trabalho com esses materiais, mas seria muito mais rico se pudéssemos contar com o uso do data show, ao invés de imprimir as páginas de um livro em casa.

A fim de atender essas expectativas, a tecnologia pode ser uma grande ferramenta, que além de dinamizar o processo ensino aprendizagem, instiga a curiosidade e resgata o prazer de aprender. Entre ler num livro sobre a Revolução Farroupilha é muito mais atraente ver imagens, ou assistir a um vídeo, ou buscar a informação que deseja sobre o tema na internet.

Literatura Infantil


A sociedade brasileira é formada por diferentes grupos étnicos. A diversidade presente na sala de aula é um recorte da nossa sociedade, formada por diferentes culturas e grupos étnicos.


A escola é mais um espaço sociocultural, em que se estabelecem diferentes relações, por isso é mais do que urgente a necessidade de discutir como se dá o respeito e a valorização dessas diferenças que "invadem” nossa sala-de-aula.


Ao longo da história do Brasil o negro foi marcado pela discriminação e racismo, tendo seus direitos desrespeitados. A cultura racista presente na sociedade, chega às salas de aula causando embaraços, constrangimento e baixa estima em alunos negros.

Pois muitas vezes são discriminados por terem a pele mais escura, o cabelo mais crespo, são chamados por apelidos pejorativos, não se identificam com personagens da literatura infantil, nem com as bonecas que estão na sala.


O problema racial no cotidiano escolar revela um Brasil que ainda é racista e preconceituoso. Trabalhar a partir da diversidade implica em estimular o aluno a (re) conhecer a sua identidade, para que possa compreender e respeitar as diferenças.
Pensando nisso, tenho feito um esforço grande para adquirir livros que apresentem personagens negros.


Este tipo de literatura ainda não é muito comum, as crianças se surpreendem, pois é diferente. Estão acostumados com fadas brancas, princesas loiras, meninas com pele clara.


As imagens que ilustram esta postagem são as capas dos livros que utilizei com meus alunos da Educação Infantil. Faz algum tempo que tenho me preocupado com essa questão, e tenho pesquisado tal literatura. Não é muito fácil de encontrar. E quando encontra-se, são caros, mas é um investimento que vale a pena.

Entre todos livros apresentados, eles só conheciam a história Menina Bonita do Laço de Fita, e mesmo já conhecendo a história contei mais do que uma vez, e ainda assistiram ao desenho da história do Projeto A Cor da Cultura.


Neste período do estágio, tenho visitado postagens antigas. Tem uma sobre a LITERATURA INFANTIL que expressa minha paixão por esta área.
Sempre gostei muito de trabalhar com contação de história, acredito que através de personagens fictícios, conflitos, histórias felizes e tristes, nossos alunos possam desenvolver-se e aprender, além da moral da história, a resolver situações do dia-a-dia, pois fazem relações, comparam, e desejam finais como os das história que ouvem.




Portfólio de Aprendizagens

O Portfólio de Aprendizagens documenta o seu percurso pessoal de aprendizagens durante o Eixo e o Curso. É com base nesses registros que você construirá as reflexões-sínteses e a apresentação oral para o Workshop de Avaliação. O registro sistemático qualifica, facilita e agiliza o trabalho de auto-avaliação e avaliação das aprendizagens.

As postagens favorecem a avaliação e para isso acontecer elas devem ser densas em conteúdo e análise. Lembrem que as postagens serão importantes se elas contemplarem argumentação forte e evidências concretas, buscadas na vida profissional, pessoal ou estudantil.


(Equipe do Seminário Integrador.)