18 de ago. de 2008

Ser adulto...

É muito mais fácil refletir sobre infâncias, criança, alunos,...que explicar sobre ser adulto. Essa reflexão requer um pouco de auto análise, olhar para si, e então descrever o que é ser adulto,... partir de experiências pessoais, positivas ou não...

Percebo que antigamente a vida adulta era marcada pela iniciação sexual, ou a maioridade, ou a independência financeira. As novas concepções de juventude, cultura, e principalmente as questões econômicas de hoje em dia fazem mudar de opinião. Cada vez é mais comum o número de adolescentes acima de 25 anos, e assim, a idade deixa de ser um referencial para o início da vida adulta; a iniciação cada vez mais precoce na vida sexual acaba descaracterizando o indivíduo como adulto; e o alto custo de vida, faz com que mais jovens/adultos sejam ainda dependentes da família.

Hoje em dia uma pessoa se torna adulta quando é capaz de assumir suas responsabilidades com maturidade; quando necessita fazer escolhas sensatas, deixando de lado o egocentrismo.
O adulto aprende a apartir dos seus desejos, e suas experiências, tanto positivas quanto negativas.

Quando se é criança ou adolescente, não se vê hora de chegar a vida adulta, e quando esta chega, ...dá uma saudade da infância!!!

Leiam: Será bom negócio ser adulto?

Portfólio de Aprendizagens

O Portfólio de Aprendizagens documenta o seu percurso pessoal de aprendizagens durante o Eixo e o Curso. É com base nesses registros que você construirá as reflexões-sínteses e a apresentação oral para o Workshop de Avaliação. O registro sistemático qualifica, facilita e agiliza o trabalho de auto-avaliação e avaliação das aprendizagens.

As postagens favorecem a avaliação e para isso acontecer elas devem ser densas em conteúdo e análise. Lembrem que as postagens serão importantes se elas contemplarem argumentação forte e evidências concretas, buscadas na vida profissional, pessoal ou estudantil.


(Equipe do Seminário Integrador.)