8 de nov. de 2007

Teatro na sala de aula ... é possível?

Atividade proposta aos alunos a partir da interdisciplina Teatro e Educação
“Toda ação humana envolve a atividade corporal. A criança é um ser em constante mobilidade e utiliza-se dela para buscar conhecimento de si mesma e daquilo que a rodeia, relacionando-se com objetos e pessoas. A ação física é necessária para que a criança harmonize de maneira integradora as potencialidades motoras, afetivas e cognitivas. A atividade da dança na escola pode desenvolver na criança a compreensão de sua capacidade de movimento, mediante um maior entendimento de como seu corpo funciona. Assim, poderá usa-lo expressivamente com maior inteligência, autonomia, responsabilidade e sensibilidade”. (PCN/Artes)
Embora se reconheça a enorme importância da atividade lúdica e corporal para o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo da criança, ainda a deixamos um pouco de lado, em prol da construção de outras aprendizagens que julgamos mais importantes, como a matemática, a leitura, a escrita. Já não é de hoje que essa questão vem sendo estudada, e tem provocado muitos questionamentos entre as pessoas que lidam com educação.Reconhecer e interpretar a criança em todas suas produções é fundamental. Não resumo produção a papel, lápis e borracha, mas amplio tal sentido a todas expressões que possa manifestar. Seja através da brincadeira, dos relacionamentos, da música, da dança, da pintura, modelagem, do gesto, da resposta, da palavra,...E porque não do teatro? A dramatização e o jogo simbólico fazem parte do universo infantil. Considerações sobre o trabalho realizado com os alunos:

Os alunos gostaram muito das atividades propostas;

A dramatização, o movimento, a criatividade fazem parte do universo infantil;

Acima de tudo, as crianças brincaram e se divertiram;

Nem todas atividades que planejei deram certo, foi preciso flexibilidade para modificar algumas dinãmicas na hora;

Nem sempre o objetivo do teatro na sala de aula é a apresentação final, mas as aprendizagens que se construíram no processo, como a socialização, a criatividade, a coordenação, entre outras!

Portfólio de Aprendizagens

O Portfólio de Aprendizagens documenta o seu percurso pessoal de aprendizagens durante o Eixo e o Curso. É com base nesses registros que você construirá as reflexões-sínteses e a apresentação oral para o Workshop de Avaliação. O registro sistemático qualifica, facilita e agiliza o trabalho de auto-avaliação e avaliação das aprendizagens.

As postagens favorecem a avaliação e para isso acontecer elas devem ser densas em conteúdo e análise. Lembrem que as postagens serão importantes se elas contemplarem argumentação forte e evidências concretas, buscadas na vida profissional, pessoal ou estudantil.


(Equipe do Seminário Integrador.)