13 de jun. de 2008

´Tempo, tempo,...

Tempo é a grande preocupação dos nossos tempos...
Inventa-se máquinas e instrumentos que fazem parar o tempo, eternizando momentos, imagens no papel, no computador,... Mas de que vale a foto, sem a importância do fato, da história que está nos personagens?

Inventa-se cremes, poções, para que o tempo não deixe suas marcas no rosto, no cabelo, no corpo,... Mas a história escrita no corpo de cada um não tem como apagar...
Na escola, a aprendizagem também acaba sendo medida pelo tempo:
200 dias letivos e 800 horas para que o aluno atinja os objetivos da série...
E onde fica aquela história de se "respeitar o tempo de cada um"?

E é na escola, também que se ensina sobre o tempo:
a história de outros tempos...
a medida do tempo...
os tempos verbais...
o que vem antes, e depois,...
a linha do tempo...
tempo,
tempo,
tempo,
...
Às vezes temos dificuldades em lidar com o tempo...
Imagine uma criança!!!
Uma hora de brincadeira, e uma hora de realização de atividades menos prazerosas tem significados diferentes para a criança:
O tempo vivido é diferente do tempo contado...

Portfólio de Aprendizagens

O Portfólio de Aprendizagens documenta o seu percurso pessoal de aprendizagens durante o Eixo e o Curso. É com base nesses registros que você construirá as reflexões-sínteses e a apresentação oral para o Workshop de Avaliação. O registro sistemático qualifica, facilita e agiliza o trabalho de auto-avaliação e avaliação das aprendizagens.

As postagens favorecem a avaliação e para isso acontecer elas devem ser densas em conteúdo e análise. Lembrem que as postagens serão importantes se elas contemplarem argumentação forte e evidências concretas, buscadas na vida profissional, pessoal ou estudantil.


(Equipe do Seminário Integrador.)