24 de mai. de 2008

http://www.apena.rcts.pt/aproximar/matematica/crmatematica1.htm
http://www.atividadeseducativas.com.br/

Espaço e Forma (atividade 4)

Não consegui publicar imagens no meu wiki,
por isso resolvi postar a atividade 4 Espaço e Forma aqui no blog:
Sinceramente achei bem complicada a realização desta atividade. Este é um assunto que pouco tivemos contato na época em que estudamos, e com nossos alunos, trabalhamos apenaso básico. Não avançamos no conteúdo, e/ou não desafiamos mais nossos alunos por falta de conhecimento, não sabemos ao certo como lidar com esse tipo de material.


Já reconhecendo minhas dificuldades dessa parte da matemática montei uma figura bem simples, com receio de não dar conta as próximas solicitações:

Observação

Competência importantíssima para realizar o próximo passo. Lembrar da figura construída, e tentar representá-la na grade isométrica foi bem difícil. Precisava olhar toda hora no paint a figura inicial. Até achei melhor imprimir a imagem e deixá-la ao lado, para representar melhor.

Usar a outra grade foi muito mais simples.
A primeira vista acho quase impossível realizar este tipo de exercício com alunos do 1º ano. Mas é possível utilizando material concreto (blocos lógicos) e atividades que exercitem a observação nos detalhes.




Portfólio de Aprendizagens

O Portfólio de Aprendizagens documenta o seu percurso pessoal de aprendizagens durante o Eixo e o Curso. É com base nesses registros que você construirá as reflexões-sínteses e a apresentação oral para o Workshop de Avaliação. O registro sistemático qualifica, facilita e agiliza o trabalho de auto-avaliação e avaliação das aprendizagens.

As postagens favorecem a avaliação e para isso acontecer elas devem ser densas em conteúdo e análise. Lembrem que as postagens serão importantes se elas contemplarem argumentação forte e evidências concretas, buscadas na vida profissional, pessoal ou estudantil.


(Equipe do Seminário Integrador.)