5 de abr. de 2010

O desafio do estágio

Desde o início do curso, imaginei que o estágio seria muito tranquilo, pois, a possibilidade de estagiar no próprio local de trabalho, e acrescida a experiência de 14 anos, não me causariam frio na barriga.
Estava errada !!!

Logo no início do curso não poderia prever que justamente neste semestre teria uma menina linda com um mês, que no próximo semestre, ao retornar da licença gestante, não poderia estagiar na minha turma, pois pertenço a rede municipal de Porto Alegre, e tenho duas turmas B20.

A solução foi aproveitar o tempo mais ocioso neste momento e optar por estagiar numa escola de Educação Infantil da qual não tenho vínculo nenhum. Visitar a escola, conversar com a professora titular, observar as crianças, me fez lembrar de quando, muito insegura, iniciei o estágio do magistério.

Ainda não conclui a atividade do Seminário Integrador que solicita um roteiro amplo de observação. Tem muitas questões que não se conclui em apenas uma ou duas visitas. Além de responder as perguntas é preciso analisar, e para isso, ainda não me sinto muito a vontade, pois não pertenço a esta comunidade.

Conhecer a realidade é fundamental, e é essa a função do roteiro: nos apontar caminhos para conhecer o local onde iremos trabalhar, e a partir deste mapeamento organizar o planejamento.


Portfólio de Aprendizagens

O Portfólio de Aprendizagens documenta o seu percurso pessoal de aprendizagens durante o Eixo e o Curso. É com base nesses registros que você construirá as reflexões-sínteses e a apresentação oral para o Workshop de Avaliação. O registro sistemático qualifica, facilita e agiliza o trabalho de auto-avaliação e avaliação das aprendizagens.

As postagens favorecem a avaliação e para isso acontecer elas devem ser densas em conteúdo e análise. Lembrem que as postagens serão importantes se elas contemplarem argumentação forte e evidências concretas, buscadas na vida profissional, pessoal ou estudantil.


(Equipe do Seminário Integrador.)