12 de mai. de 2008

A matemática do dia-a-dia...

Recebi os comentários do meu Plano de Estudos... Muito bom!

Minha proposta contempla minhas dúvidas de professora alfabetizadora com relação a matemática.

Semana passada compartilhei minhas idéias com as outras professoras do 2º ano, e constatei (o que já havia previsto!) que esta dificuldade não era só minha!

A exigência que os alunos saiam da série lendo e escrevendo alfabeticamente, nos faz deixar um pouco de lado conceitos importantes a serem trabalhados. Até desenvolvemos a matemática, em sala-de-aula, mas não da forma que deveria ser. Acabamos atropelando etapas importantes dessa construção!

Como atividade prevista no Plano de Estudos, tivemos a oportunidade de ler e reavaliar o objetivo geral da série, que em nenhuma parte contemplava o desenvolvimento lógico matemático. Conseguimos reescrever o objetivo geral acrescentando a matemática. Percebemos que é preciso revisar o Plano de Estudos do 1º ano, no que se refere também a matemática.

Foi interessante a discussão... saíram algumas dúvidas que ficamos de estudar melhor, principalmente sobre o uso do material concreto (quando usar, o que realmente é o uso do concreto, apenas manipulação de objetos?)

Pesquisei um pouco sobre o uso do material concreto:Nova Escola

Portfólio de Aprendizagens

O Portfólio de Aprendizagens documenta o seu percurso pessoal de aprendizagens durante o Eixo e o Curso. É com base nesses registros que você construirá as reflexões-sínteses e a apresentação oral para o Workshop de Avaliação. O registro sistemático qualifica, facilita e agiliza o trabalho de auto-avaliação e avaliação das aprendizagens.

As postagens favorecem a avaliação e para isso acontecer elas devem ser densas em conteúdo e análise. Lembrem que as postagens serão importantes se elas contemplarem argumentação forte e evidências concretas, buscadas na vida profissional, pessoal ou estudantil.


(Equipe do Seminário Integrador.)