Recebi os comentários do meu Plano de Estudos... Muito bom!
Minha proposta contempla minhas dúvidas de professora alfabetizadora com relação a matemática.
Semana passada compartilhei minhas idéias com as outras professoras do 2º ano, e constatei (o que já havia previsto!) que esta dificuldade não era só minha!
A exigência que os alunos saiam da série lendo e escrevendo alfabeticamente, nos faz deixar um pouco de lado conceitos importantes a serem trabalhados. Até desenvolvemos a matemática, em sala-de-aula, mas não da forma que deveria ser. Acabamos atropelando etapas importantes dessa construção!
Como atividade prevista no Plano de Estudos, tivemos a oportunidade de ler e reavaliar o objetivo geral da série, que em nenhuma parte contemplava o desenvolvimento lógico matemático. Conseguimos reescrever o objetivo geral acrescentando a matemática. Percebemos que é preciso revisar o Plano de Estudos do 1º ano, no que se refere também a matemática.
Foi interessante a discussão... saíram algumas dúvidas que ficamos de estudar melhor, principalmente sobre o uso do material concreto (quando usar, o que realmente é o uso do concreto, apenas manipulação de objetos?)
Pesquisei um pouco sobre o uso do material concreto:Nova Escola