21 de abr. de 2008

Plano Individual de Estudos









Desde que iniciou nosso curso apresento certa dificuldade em me organizar o tempo. Tenho o péssimo costume de deixar para depois o que poderia ter feito antes, com mais tempo e dedicação. Isso não acontece apenas quanto a entrega dos trabalhos, mas em outros setores da minha vida. Em outros momentos de reflexão da minha caminhada discente, tenho relatado essa minha dificuldade, e que nos últimos semestres tem melhorado bastante.

Numa aula presencial do ano passado, a tutora Denise Severo fez um comentário muito importante para mi: relacionando minhas produções e prazos de entrega. Desde então, envergonhada, ou estimulada por essa fala, tenho me comprometido ainda mais com o curso, com minhas aprendizagens, enfim, comigo mesma.

Ainda me sinto desafiada a melhorar ainda mais. Principalmente porque esse ano assumi a supervisão da escola que trabalho. E nesta nova função também vou precisar dar conta dos prazos, porque muitas outras pessoas também dependem de mim. Preciso estar sempre estudando para poder interferir, colaborar e construir novas estratégias com o grupo de professores, confrontando teoria e prática. Além de todas as funções da supervisão, acredito que é minha função estimular, incentivar, inovar, comprometer-se com o trabalho do grupo em prol de uma educação de qualidade.

Percebo que estou numa fase da minha profissional muito importante e delicada.

Em outro momento, escrevia no nosso primeiro blog, que queria muito que todas minhas colegas da escola fizessem parte deste curso, pela oportunidade de aprender, refletir e rever a prática. Parece que de alguma forma sou responsável por esse elo: trazer para a escola as discussões, os temas, e principalmente o entusiasmo.

Partindo disso, meu Plano Individual de Estudos terá como objetivo principal qualificar meu trabalho como coordenadora pedagógica, a fim de vencer os desafios do trabalho coletivo.

As estratégias para a conquista dos meus objetivos:

***Aprimoramento dos trabalhos entregues, me comprometendo com os prazos. Mas necessito que seja avaliado criteriosamente, não apenas considerando se realizei ou não o que foi solicitado, mas analisado de forma que a produção seja mais elaborada, melhor.

***Planejamento, organização do tempo;

***Trazer para o grupo de professores da minha escola algumas das discussões das interdisciplinas;

***Busca de informação de leituras, cursos, sites, oficinas com professores, tutores e colegas sobre coordenação pedagógica, e demais assuntos relacionados à educação.

Estas propostas de trabalho se iniciam ainda este mês, e vão até o final do ano.

Para avaliação no decorrer deste período, será considerado as postagens no Portfólio de Aprendizagens (evidências).

Portfólio de Aprendizagens

O Portfólio de Aprendizagens documenta o seu percurso pessoal de aprendizagens durante o Eixo e o Curso. É com base nesses registros que você construirá as reflexões-sínteses e a apresentação oral para o Workshop de Avaliação. O registro sistemático qualifica, facilita e agiliza o trabalho de auto-avaliação e avaliação das aprendizagens.

As postagens favorecem a avaliação e para isso acontecer elas devem ser densas em conteúdo e análise. Lembrem que as postagens serão importantes se elas contemplarem argumentação forte e evidências concretas, buscadas na vida profissional, pessoal ou estudantil.


(Equipe do Seminário Integrador.)