10 de out. de 2008

Aprendizagem na vida adulta

Os significados de “adulto” a partir da leitura do dicionário e legislação são algumas vezes contraditórios. Enquanto que numa instância, resumidamente, ser adulto, se relaciona com maturidade, na legislação apenas cita a idade como requisito para essa condição. O desenvolvimento intelectual e emocional não está ligado a idade, e sim a uma série de fatores como o meio em que vivem, experiências passadas, convivência com outras pessoas, estímulos, entre outros. É desta forma que se estabelece a aprendizagem num adulto: através das trocas. A aprendizagem na vida adulta se dá de diferentes formas, cada um se desenvolve a seu tempo, e não a partir do primeiro dia que completam dezoito anos.
O segredo
é não correr
atrás das borboletas...
É cuidar do jardim
para que elas
venham
até você.

Portfólio de Aprendizagens

O Portfólio de Aprendizagens documenta o seu percurso pessoal de aprendizagens durante o Eixo e o Curso. É com base nesses registros que você construirá as reflexões-sínteses e a apresentação oral para o Workshop de Avaliação. O registro sistemático qualifica, facilita e agiliza o trabalho de auto-avaliação e avaliação das aprendizagens.

As postagens favorecem a avaliação e para isso acontecer elas devem ser densas em conteúdo e análise. Lembrem que as postagens serão importantes se elas contemplarem argumentação forte e evidências concretas, buscadas na vida profissional, pessoal ou estudantil.


(Equipe do Seminário Integrador.)