19 de abr. de 2008

Na aula presencial, quando a professora lançou a proposta de desenhar, não percebi o sentido, e confesso que logo pensei: "Que perda de tempo!". Sem compreender a proposta fica complicado. No dia achei bastante interessante, mas foi depois das leituras que pude compreender melhor.
Realizei a atividade com minha família.
Além de ser divertido vê-los desenhando, foi interessante perceber a satisfação deles em poder colaborar com meus estudos.
Os desenhos representados não diferem de muitos que nossos alunos poderiam fazer, e as semelhanças e dificuldades entre eles são bem parecidas com as que surgiram entre nossos desenhos, alunas do curso. O coração, a árvore, o pé e o planeta tiveram representações quase idênticas. O átomo (alguns não sabiam o que significava), o micróbio e a energia receberam representações muito distintas. Na análise dos desenhos prontos, questionei sobre as dificuldades e facilidades de representação. Em geral, argumentavam o fato de nunca terem ouvido falar, ou visto algumas imagens, por isso era difícil representar.



O grupo que propus a atividade não tem mais acesso a escola, ou livros didáticos, dificilmente lê revista que contenham estes assuntos, não tem acesso a Internet. A fonte de informação é a televisão, jornal, e outdoors, cartazes, propagandas nas ruas. Longe da escola, mas dentro de uma cultura fortemente construída pela mídia.
De acordo com Marisse basso Amaral,
“a formação de nossas identidades, bem como os processos de relações que estabelecemos com o mundo social e natural, se dão, cada vez mais, para além dos muros escolares. Tal constatação remete para a importância de se promoverem discussões sobre estratégias , ou talvez, sobre uma pedagogia que possa lidar de outra forma com as novas perspectivas e as novas tecnologias multimídias de aquisição de saberes sobre o mundo.”
Mais uma vez podemos constatar que a escola é apenas um dos espaços que se produz e constroem aprendizagens. As relações estabelecidas longe do espaço escolar não são mais importantes quanto as que se estabelecem no cotidiano. As aprendizagens no campo das ciências se dão em toda parte, com ou sem intenções subjetivas.

Portfólio de Aprendizagens

O Portfólio de Aprendizagens documenta o seu percurso pessoal de aprendizagens durante o Eixo e o Curso. É com base nesses registros que você construirá as reflexões-sínteses e a apresentação oral para o Workshop de Avaliação. O registro sistemático qualifica, facilita e agiliza o trabalho de auto-avaliação e avaliação das aprendizagens.

As postagens favorecem a avaliação e para isso acontecer elas devem ser densas em conteúdo e análise. Lembrem que as postagens serão importantes se elas contemplarem argumentação forte e evidências concretas, buscadas na vida profissional, pessoal ou estudantil.


(Equipe do Seminário Integrador.)