30 de abr. de 2008

Plano Individual de Estudos (parte 2)


“A Matemática do Cotidiano”


Justificativa
Minha experiência como professora de alfabetização comprova que há uma preocupação muito maior com o processo de aquisição da leitura, do que com a construção do número. Pelo menos é o que acontece onde trabalho, pois costumamos planejar coletivamente as atividades, e não me recordo de situações onde o tema da discussão fosse a matemática.

Ao estimular o aluno a construir palavras e produzir textos, é utilizado diverso recursos, e com a matemática não acontece assim. Os alunos nesta faixa de idade precisam do uso do material concreto, dos jogos, da ludicidade que os fazem pensar, realizar cálculos mentais, desenvolver o raciocínio lógico. Mesmo alunos com 6 ou 7 anos, já têm experiências e vivências com os números, é preciso valorizar, reconhecer e desenvolver este conhecimento que as crianças já trazem de casa.

Sabemos disso na teoria. Porque é tão difícil colocar em prática? Falta de planejamento, conhecimento? Por que chamam a matemática como o bicho de 7 cabeças, quando o aluno chega ás séries finais? Será que, nós professoras das séries iniciais, temos alguma parcela de culpa?

São muitos questionamentos, ainda sem respostas. Esse tema me intriga bastante. Também tenho um pouco de dificuldades de lidar com a matemática. Sabemos que nós professores, acabamos planejando também a partir de nossas experiências: se gostamos mais de uma disciplina, nos dedicamos mais. Se apresentamos certa dificuldade em outra disciplina, a deixamos de lado.

Proposta


Esse ano não sou professora titular. Por isso, me proponho, além de aplicar as atividades numa turma de 2º ano, compartilhar com minhas colegas este conhecimento, para que possam se sentir estimuladas a reavaliar sua prática, no que diz respeito ao valor dado a matemática no processo de alfabetização e letramento.



Ponto de Partida

Capítulo da Interdisciplina “A representação do Mundo pela Matemática”, que trata sobre os Números e Operações;
Estudo do Plano de Estudos e Plano de Trabalho das turmas do 2º ano;
Leitura e discussão do PCN/Matemática;
Pesquisa de textos que tratam de alfabetização e matemática;

Sites para pesquisa

http://alfabetizacaomatematica.weblogger.terra.com.br/index.htm
http://www.somatematica.com.br/
http://www.reniza.com/matematica/

Portfólio de Aprendizagens

O Portfólio de Aprendizagens documenta o seu percurso pessoal de aprendizagens durante o Eixo e o Curso. É com base nesses registros que você construirá as reflexões-sínteses e a apresentação oral para o Workshop de Avaliação. O registro sistemático qualifica, facilita e agiliza o trabalho de auto-avaliação e avaliação das aprendizagens.

As postagens favorecem a avaliação e para isso acontecer elas devem ser densas em conteúdo e análise. Lembrem que as postagens serão importantes se elas contemplarem argumentação forte e evidências concretas, buscadas na vida profissional, pessoal ou estudantil.


(Equipe do Seminário Integrador.)