15 de set. de 2008

A difícil arte de ser adulto...


Quando tinha 10 anos, queria logo que chegasse os 15...
Quando fiz os 15, contava o tempo pra logo fazer 18...
Aos 18, tinha uma simpatia com o número 24....por isso queria que logo chegasse essa idade...
Aos vinte poucos,...pensava: por que o tempo passa tão depressa? Saudades da infância...
Mas...
o que se ganha sendo adulta?
Experiência, confiança, compromisso, maturidade, respeito, independência, saber dosar a razão e emoção... A liberdade de escolhas, o livre arbítrio, ....e claro, junto o brinde: a responsabilidade de "arcar" com as consequências. Não se dorme um dia, e se acorda "adulto" no outro.... O ser adulto se constrói a partir das relações, das responsabilidades que assumimos no decorrer da vida, e a partir das atitudes frente aos problemas que se apresentam. A leitura do texto de Maturana, solicitado pela interdisciplina Psicologia da Educação, nos faz refletir sobre a importância e as consequências dos nossos atos para a construção da nossa própria vida, e a interferência das emoções nessa relação.

Segundo Maturana, "a linguagem se fundamenta nas emoções e é a base para a convivência humana". Tentando relacionar com situações que presencio na escola, na posição de observador de outros adultos, me deparo com diversos atritos entre alunos e crianças, em que a emoção "fala" mais alto que a razão.

Por exemplo:
Professores que, ao exigir respeito do aluno, gritam: cala a boca!
Como exigir respeito nessa relação de convivência, em que não se consegue estabelecer um vínculo amigável, com um linguajar adequado.
Respeitar para ser respeitado. A criança reproduz o que vive.
Hoje em dia temos um outro tipo de aluno, que nem sempre tem medo de falar o que pensa.

Já conversei com alunos que ao relatar a situação de atrito com professor, relata:
"A professora também me desrespeitou,... quando gritou comigo, quando me xingou, quando me chamou de diabo, ...quando disse que eu não presto..."

E então,.. o que fazer?
Quem está certo, quem está errado?
Onde está a razão e a emoção do adulto?
Essa questão da convivência, da fala, da emoção...
Me fez pensar nas relações entre alunos e professores...
Me ajudem a pensar sobre o assunto...

Portfólio de Aprendizagens

O Portfólio de Aprendizagens documenta o seu percurso pessoal de aprendizagens durante o Eixo e o Curso. É com base nesses registros que você construirá as reflexões-sínteses e a apresentação oral para o Workshop de Avaliação. O registro sistemático qualifica, facilita e agiliza o trabalho de auto-avaliação e avaliação das aprendizagens.

As postagens favorecem a avaliação e para isso acontecer elas devem ser densas em conteúdo e análise. Lembrem que as postagens serão importantes se elas contemplarem argumentação forte e evidências concretas, buscadas na vida profissional, pessoal ou estudantil.


(Equipe do Seminário Integrador.)