Todos os dias planejamos:
sonhos a curto, médio e longo prazo:
a gravidez, a conclusão da graduação, o passeio do final de semana, a festa de aniversário, a ida ao mercado pela manhã, limpar a casa no início da tarde ...
E por diversos motivos, nossos planos nem sempre se concretizam, então é preciso se reorganizar, e planejar tudo de novo!
Retomo o assunto PLANEJAMENTO porque mais uma vez a prática numa turma de educação infantil me faz pensar sobre a importância e necessidade da flexibilidade.
O cronograma de atividades realizado ainda no início do estágio, já encontra-se em defasagem. Os planos que faço para a semana, dificilmente consigo concluí-lo aplicando todas atividades previstas.
Semana passada, não consegui realizar todas atividades do planejamento previsto para esta semana, pois a comemoração para o dia das mães acabou tomando mais tempo que o previsto.
Além disso a minha falta de experiência com educação infantil faz com que eu planeje e "re planeje" diversas vezes. Já aprendi que o tempo de concentração numa atividade é bastante curto. Essas "aprendizagens docentes" contribuem para o sucesso do planejamento, o olhar sensível do professor é muito importante na seleção das atividades.
Mas planejar com flexibilidade é isso...
é a possibilidade de rever a prática, é auto avaliação do trabalho docente, é reconhecer os próprios erros. O planejamento não pode ser um mero preenchimento de planilhas, ele precisa ser significativo e atingir as expectativas dos alunos.
Semana passada, não consegui realizar todas atividades do planejamento previsto para esta semana, pois a comemoração para o dia das mães acabou tomando mais tempo que o previsto.
Além disso a minha falta de experiência com educação infantil faz com que eu planeje e "re planeje" diversas vezes. Já aprendi que o tempo de concentração numa atividade é bastante curto. Essas "aprendizagens docentes" contribuem para o sucesso do planejamento, o olhar sensível do professor é muito importante na seleção das atividades.
Mas planejar com flexibilidade é isso...
é a possibilidade de rever a prática, é auto avaliação do trabalho docente, é reconhecer os próprios erros. O planejamento não pode ser um mero preenchimento de planilhas, ele precisa ser significativo e atingir as expectativas dos alunos.
Outras postagens sobre planejamento:
Planejamento e Avaliação
EJA
Planejamento