6 de abr. de 2009

Impressões da 1ª aula

Oficialmente nosso semestre iniciou em 18 de março de 2009. Dia em que tivemos contato com a nova professora do Seminário Integrador, mas já conhecida por todos nós!!!

Muitas dúvidas, questionamentos, incertezas com relação ao Projeto de Aprendizagem.

Nosso grupo foi até a frente do auditório apresentar o trabalho que tem como questão norteadora: As cotas discriminam?

A professora questionou sobre o nosso mapa conceitual, o duplo sentido da pergunta, a organização do projeto.

Inicialmente estava meio resistente às colocações da professora quanto a organização do nosso trabalho sobre as Cotas. Mas aos poucos fui concordando, e tentando entender seu ponto de vista.

O que ainda não concordo é como passamos um semestre inteiro recebendo elogios pelo trabalho, e mal começou este novo, e tem só críticas? Acredito que o erro não esteja apenas em nós, alunos. Faltou concordância na avaliação, "falar a mesma língua". Talvez fosse importante no semestre passado tratar apenas de mapas conceituais, ou formulação de perguntas.

Compreendo perfeitamente que as críticas desse semestre são construtivas, e que de certa forma nos desafiam a crescer. Mas saí da aula com a impressão de que o Projeto construído no 5º semestre pouco valeu, considerando as tantas dúvidas que tínhamos na época. Talvez as nossas incertezas fossem as mesmas dos tutores e professores. Será?!

Agora passou... O que não pode passar são as oportunidades de crescimento neste próximo semestre. Espero que seja bastante proveitoso!!!

Portfólio de Aprendizagens

O Portfólio de Aprendizagens documenta o seu percurso pessoal de aprendizagens durante o Eixo e o Curso. É com base nesses registros que você construirá as reflexões-sínteses e a apresentação oral para o Workshop de Avaliação. O registro sistemático qualifica, facilita e agiliza o trabalho de auto-avaliação e avaliação das aprendizagens.

As postagens favorecem a avaliação e para isso acontecer elas devem ser densas em conteúdo e análise. Lembrem que as postagens serão importantes se elas contemplarem argumentação forte e evidências concretas, buscadas na vida profissional, pessoal ou estudantil.


(Equipe do Seminário Integrador.)