Esta interdisciplina contribuiu muito no meu trabalho...Lembro das atividades do início semestre que a partir do texto Planejamento: em busca de caminhos, tive que relacionar com a minha prática:
" Sim. Há uma grande diferença no meu planejamento enquanto “normalista”, e na minha prática atual. Lembro que quando fiz estágio, no auge do construtivismo, haviam muitas dúvidas, mas a professora orientadora era firme nas exigências, sem explicar muito, e hoje, lembrando de algumas coisas, chega até ser engraçado. (...) Que bom que evoluímos, e podemos olhar para o passado e reavaliar tudo o que fazíamos. Hoje em dia, o planejamento é feito a partir de outras necessidades"
Em agosto, como descrito em outra postagem, fui chamada para assumir a Rede Municipal de Porto Alegre Já estava trabalhando numa mesma escola há 14 anos... Além do vínculo que se forma com os alunos, aprendi a conhecer essa realidade muito bem, o que me facilitou o planejamento, o "domínio de turma", e o respeito conquistado ao longo desses anos.
Na verdade assinei a posse em agosto, mas devido a gripe A, e eu estar gestante (outra novidade do semestre!) assumi a turma no início de outubro. Bom ... de agosto a outubro, produzi material para hora do conto, separei textos para serem trabalhados, escolhi atividades diferentes,... Fiz tudo isso sem conhecer a turma, sem conhecer a realidade que iria atuar... Contando com a minha experiência de 14 anos, montei até projetos para atuar com a turma!
Sem considerar que ... os temas desenvolvidos relacionam-se diretamente com o interesse e realidade da criança, que também possibilita a entrada de temas relacionados ao dia-a-dia no currículo, como temas ambientais, sociais, culturais, entre outros. Assim, a aprendizagem construída através dessa forma de organização promove uma melhor contextualização dos conteúdos estudados, e posicionamento crítico frente à realidade que se vive.
Quando iniciei na escola... Apliquei uma dinâmica de integração que era necessário o toque! Que confusão ! Insisti por um tempo na atividade, mas tive que desistir! A turma muito agitada, com alunos fora da idade, tiveram várias professoras antes da minha chegada! Precisei construir e reconstruir o planejamento que eu achava que já estava pronto!
Ainda no início do semestre, num dos trabalhos da interdisciplina, havia uma questão:Elabore cinco perguntas que você considera importantes para fundamentar o planejamento de ensino.
Respondi com muita segurança:• 1)O que meus alunos já sabem?• 2) O que é importante ensinar?• 3) Como cada aluno consegue aprender melhor?• 4) Quais recursos e/ou metodologia será necessário utilizar como facilitador da aprendizagem?• 5)Atingi meus objetivos?Respondi, mas não as apliquei, inicialmente, na prática. depois da primeira semana, precisei reformular todo o planejamento. Já conhecendo um pouco mais a turma, precisei sondar seus conhecimentos, e rever os planos.
Nessa nova experiência em que precisei a uma estrutura de ensino diferente (ciclos) me senti como se estivesse no estágio do magistério: insegura, frustrada algumas vezes, mas feliz com pequenas conquistas. Passados dois meses de trabalho nessa turma, estamos ainda contruindo vínculo, mas há melhoras ... Como descrevi no trabalho a partir da elitura sobre Pedagogia de Projetos:
Professores e alunos têm a oportunidade de trocar papéis, sendo responsáveis pela aprendizagem, e todos aprendem, pois, segundo Hernandez:, “não podem esperar passivamente que o professor tenha todas as respostas e lhes ofereça todas as soluções, especialmente porque, como já foi dito, o educador é um facilitador e, com freqüência, um estudante a mais.”