14 de mai. de 2008

Incertezas...

A professora Cíntia apresentou alguns livros... Entre eles o livro de Morin: "Os sete saberes ncessários à educação do futuro"... Comecei a ler os primeiros parágrafos... Muito interessante... Fiquei com vontade de ler todo o livro!

Mas pensando sobre as incertezas...
São as nossas incertezas que nos movem a buscar o diferente, o conhecimento, as respostas,...
Mas nem sempre estamos dispostos a assumir nossas incertezas, porque durante muito tempo nos acostumamos com a idéia de que o professor sabia de tudo, dono do conhecimento,... E hoje em dia já não é mais assim... Mesm0 trabalhando por anos numa mesma série, cada turma é uma turma... E as certezas que construímos num ano, já serão diferentes num próximo ano!

Na minha escola, vejo colegas desmotivadas com o trabalho! Justificam que tudo que é trazido para a sala de aula não atrai os alunos, não os desafia,...e assim por diante. Percebo que essas profes ainda não assumiram as suas incertezas... Pois durante anos usavam a mesma fórmula (metodologia), e agora não dá certo! É preciso assumir as incertezas para avançar no processo!

Bom...

Ainda pretendo ler o livro de Morin para compreender melhor o que ele escreve sobre incertezas... Talvez não tenha nada a ver com o que eu escrevi,....Mas quando li alguns parágrafos muitas idéias vieram na minha cabeça!

Pesquisando na internet sobre o tema... Encontrei um texto, e o trecho abaixo me chamou atenção:

Educar é uma atividade voltada para o futuro. E o futuro nos parece cada vez mais marcado pela força do inesperado. A tarefa educativa, longe dos holofotes da certeza, é preparar para a consciência da certeza inevitável e, conseqüentemente, para a competência solidária em lidar com o imprevisível. Importa aprender a enfrentar com alegria a aventura de conhecer tendo a certeza da incerteza, como guia, como lanterna na mão em plena luz do dia.

Portfólio de Aprendizagens

O Portfólio de Aprendizagens documenta o seu percurso pessoal de aprendizagens durante o Eixo e o Curso. É com base nesses registros que você construirá as reflexões-sínteses e a apresentação oral para o Workshop de Avaliação. O registro sistemático qualifica, facilita e agiliza o trabalho de auto-avaliação e avaliação das aprendizagens.

As postagens favorecem a avaliação e para isso acontecer elas devem ser densas em conteúdo e análise. Lembrem que as postagens serão importantes se elas contemplarem argumentação forte e evidências concretas, buscadas na vida profissional, pessoal ou estudantil.


(Equipe do Seminário Integrador.)