Cada vez mais a tecnologia faz parte do dia a dia da sociedade, independente da classe social. Quanto maior a renda familiar, maior o acesso a diferentes equipamentos tenológicos, mas não impede que crianças e jovens da periferia manipulem um aparelho celular com múltiplas funções.
O mundo em que vivemos, cada vez mais globalizado e com a informação a um clique, requer mudanças em todos os aspectos. A educação, aos poucos, vem se adequando a essa modernidade. Pois os alunos que chegam às salas de aula estão cada vez mais dinâmicos, e exigem um outro tipo de aula, diferente das que tivemos quando estávamos na escola.
Estou realizando a disciplina eletiva Mídias e Educação, ainda está bem no início, mas muito interessante para pensar sobre o assunto, principalmente quanto a acessibilidade às mídias.Quando escuto este termo, refiro-me logo ao computador, e uso da internet. Mas esse termo é muito mais amplo.
Realizo estágio numa escola em que os recursos tecnológicos são bem precários. A escola conta apenas com rádio, televisão e aparelho de DVD. É possível fazer um bom trabalho com esses materiais, mas seria muito mais rico se pudéssemos contar com o uso do data show, ao invés de imprimir as páginas de um livro em casa.
A fim de atender essas expectativas, a tecnologia pode ser uma grande ferramenta, que além de dinamizar o processo ensino aprendizagem, instiga a curiosidade e resgata o prazer de aprender. Entre ler num livro sobre a Revolução Farroupilha é muito mais atraente ver imagens, ou assistir a um vídeo, ou buscar a informação que deseja sobre o tema na internet.
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