26 de out. de 2010

Aprendizagens ...

Ao tomar conhecimento do vestibular do Curso de Pedagogia à Distância logo me interessei em participar. Meses atrás havia sido chamada para assumir o cargo de professora na rede municipal de Porto Alegre. Depois de fazer todos os teste, e exames,no dia de assinar a posse, não pude assumir devido a minha formação. Desde essa época, decidi que faria um curso de Pedagogia, e não perderia outra chance de entrar na rede municipal de Porto Alegre, depois que estivesse formada em pedagogia.

Em seguida surgiu a oportunidade de realizar o vestibular. Não pensei duas vezes antes de decidir em fazer a inscrição. Até porquê, antes de conhecer o edital do concurso e a proposta do curso, acreditava que uma graduação a distância:
·         Seria muito fácil;
·         Terminaria em menos de três anos;
·         Seria dado uma lista de trabalho para ser entregue ao final de dois ou três meses;
·         Não haveria trabalhos em grupo, nem envolvimento.

Por já ser graduada, e pós graduada, imaginei que não teria dificuldades em dar conta das atividades. Por já iniciar o curso com estes preconceitos, estava pouco aberta a aprendizagem.

Ainda no primeiro semestre pude constatar que estava errada, e que, felizmente, tinha muito a aprender.

Ganhei muito com minha entrada nesse curso:
·         Reconheci a importância da tecnologia na educação,e na minha vida pessoal, não me imagino passar um dia sem ler meus e mails, mensagens;
·         Ampliei conhecimento sobre educação;
·         Estou aprendendo a refletir e avaliar  minha prática;
·         Ainda estou aprendendo a me organizar no tempo;
·         Aprendi muito com colegas virtuais;
·           Renovei amizades e fiz outras novas;


Essas foram algumas aprendizagens que hoje, no último semestre semestre, posso fazer, e que me permiti fazer. Estar disposto a aprender é o primeiro passo.

0 comentários:

Portfólio de Aprendizagens

O Portfólio de Aprendizagens documenta o seu percurso pessoal de aprendizagens durante o Eixo e o Curso. É com base nesses registros que você construirá as reflexões-sínteses e a apresentação oral para o Workshop de Avaliação. O registro sistemático qualifica, facilita e agiliza o trabalho de auto-avaliação e avaliação das aprendizagens.

As postagens favorecem a avaliação e para isso acontecer elas devem ser densas em conteúdo e análise. Lembrem que as postagens serão importantes se elas contemplarem argumentação forte e evidências concretas, buscadas na vida profissional, pessoal ou estudantil.


(Equipe do Seminário Integrador.)