15 de fev. de 2014

Recuperação Atividade Prática - Módulo II

Convidei uma professora  da escola  para participar da atividade Já leciona a muito tempo nesta escola, portanto é uma pessoa bastante conhecida da comunidade escolar.


A professora Vera falou sobre:

  • bairro, 
  • comunidade quando a escola foi fundada
  • e contou sua trajetória de aluna negra a professora negra, enfatizando as dificuldades e desafios.


A turma já estava numa caminhada de trabalho sobre a temática, portanto, a visita da professora só acrescentou ao trabalho.

O que mais despertou curiosidade nos alunos foi a história pessoal da professora. Sempre que conta, ela se emociona, e alguns alunos, contagiados pela emoção, ficaram com os olhos lacrimejando. Foram muitas perguntas. Neste momento, alguns alunos relataram situações de preconceito e discriminação percebidos na sua família. Outra questão que nos chamou atenção foi o número de crianças com a pele branca que tem o avô ou avó negra.


Após o bate papo,os alunos montaram um painel com diversos materiais.


Houve dificuldades de encontrar pessoas negras nas revistas que tinha disponível para recorte. Alguns alunos se queixaram que não conseguiam encontrar, então aproveitei o momento para estimular a discussão sobre o racismo velado na nossa sociedade.





Percebe-se que o trabalho foi significativo quando entre eles continuam conversando sobre o assunto. Ao trabalharem no painel, justificavam as escolhas de cores, figuras a partir do que foi conversado, digamos que na aula formal. A produção do painel durou quase três dias. Cada um selecionou as figuras que julgava interessante, e depois foram selecionadas algumas imagens para o painel.




Produção individual da aluna:




0 comentários:

Portfólio de Aprendizagens

O Portfólio de Aprendizagens documenta o seu percurso pessoal de aprendizagens durante o Eixo e o Curso. É com base nesses registros que você construirá as reflexões-sínteses e a apresentação oral para o Workshop de Avaliação. O registro sistemático qualifica, facilita e agiliza o trabalho de auto-avaliação e avaliação das aprendizagens.

As postagens favorecem a avaliação e para isso acontecer elas devem ser densas em conteúdo e análise. Lembrem que as postagens serão importantes se elas contemplarem argumentação forte e evidências concretas, buscadas na vida profissional, pessoal ou estudantil.


(Equipe do Seminário Integrador.)