Grupo 1:
Transtornos na idade adulta: bipolar, síndrome do pânico, depressão e toc
Muito interessante os ítens a serem estudados:
Características do transtornos; Sintomas; Formas de tratamento; Têm cura? Histórico das doenças (incidência em outras épocas); Como se dá o conhecimento dos transtornos? O que causa estes transtornos na vida de uma pessoa?
Cada vez é mais comum, pelo menos na escola que trabalho, casos de professores que adoecem quando não se sentem realizados, quando não conseguem resolver os problemas mais comuns do dia-a-dia: indisciplina, falta de interesse dos alunos, desmotivação, falta de respeito, descaso das famílias... Como consequencia disso é o grande número de faltas ... E aí, muitas vezes sem planejamento, a professora substituta precisa entrar na turma, e improvisar a aula.
E onde fica a qualidade da educação?
Acaba se formando um ciclo, e por mais que tentamos discutir no grande grupo as alternativas, as respostas e fórmulas mágicas não aparecem. A culpa recai no sistema, nas famílias, na realidade que vivem,... e são instâncias que não consiguimos interferir. O objetivo não é procurar culpados ... mas encontrar formas de dar aula, e ao final do período sair satisfeito com os resultados alcançados. Infelizmente não é isso que tem ocorrido... Frustração, desânimo, ... Essa semana deu uma reportagem na TV falando sobre isso. Síndrome de Bournot é o nome utilizado para esses casos. Termo novo, mas já com muitos estudos.
0 comentários:
Postar um comentário