11 de dez. de 2009

Didática, Planejamento, Avaliação (Recuperação)


Esta interdisciplina contribuiu muito no meu trabalho...

Lembro das atividades do início semestre que a partir do texto Planejamento: em busca de caminhos, tive que relacionar com a minha prática:

" Sim. Há uma grande diferença no meu planejamento enquanto “normalista”, e na minha prática atual. Lembro que quando fiz estágio, no auge do construtivismo, haviam muitas dúvidas, mas a professora orientadora era firme nas exigências, sem explicar muito, e hoje, lembrando de algumas coisas, chega até ser engraçado. (...) Que bom que evoluímos, e podemos olhar para o passado e reavaliar tudo o que fazíamos. Hoje em dia, o planejamento é feito a partir de outras necessidades"

Em agosto, como descrito em outra postagem, fui chamada para assumir a Rede Municipal de Porto Alegre Já estava trabalhando numa mesma escola há 14 anos... Além do vínculo que se forma com os alunos, aprendi a conhecer essa realidade muito bem, o que me facilitou o planejamento, o "domínio de turma", e o respeito conquistado ao longo desses anos.

Na verdade assinei a posse em agosto, mas devido a gripe A, e eu estar gestante (outra novidade do semestre!) assumi a turma no início de outubro. Bom ... de agosto a outubro, produzi material para hora do conto, separei textos para serem trabalhados, escolhi atividades diferentes,... Fiz tudo isso sem conhecer a turma, sem conhecer a realidade que iria atuar... Contando com a minha experiência de 14 anos, montei até projetos para atuar com a turma!

Sem considerar que ... os temas desenvolvidos relacionam-se diretamente com o interesse e realidade da criança, que também possibilita a entrada de temas relacionados ao dia-a-dia no currículo, como temas ambientais, sociais, culturais, entre outros. Assim, a aprendizagem construída através dessa forma de organização promove uma melhor contextualização dos conteúdos estudados, e posicionamento crítico frente à realidade que se vive.

Quando iniciei na escola... Apliquei uma dinâmica de integração que era necessário o toque! Que confusão ! Insisti por um tempo na atividade, mas tive que desistir! A turma muito agitada, com alunos fora da idade, tiveram várias professoras antes da minha chegada! Precisei construir e reconstruir o planejamento que eu achava que já estava pronto!

Ainda no início do semestre, num dos trabalhos da interdisciplina, havia uma questão:

Elabore cinco perguntas que você considera importantes para fundamentar o planejamento de ensino.

Respondi com muita segurança:


• 1)O que meus alunos já sabem?
• 2) O que é importante ensinar?
• 3) Como cada aluno consegue aprender melhor?
• 4) Quais recursos e/ou metodologia será necessário utilizar como facilitador da aprendizagem?
• 5)Atingi meus objetivos?

Respondi, mas não as apliquei, inicialmente, na prática. depois da primeira semana, precisei reformular todo o planejamento. Já conhecendo um pouco mais a turma, precisei sondar seus conhecimentos, e rever os planos.

Nessa nova experiência em que precisei a uma estrutura de ensino diferente (ciclos) me senti como se estivesse no estágio do magistério: insegura, frustrada algumas vezes, mas feliz com pequenas conquistas. Passados dois meses de trabalho nessa turma, estamos ainda contruindo vínculo, mas há melhoras ... Como descrevi no trabalho a partir da elitura sobre Pedagogia de Projetos:

Professores e alunos têm a oportunidade de trocar papéis, sendo responsáveis pela aprendizagem, e todos aprendem, pois, segundo Hernandez:, “não podem esperar passivamente que o professor tenha todas as respostas e lhes ofereça todas as soluções, especialmente porque, como já foi dito, o educador é um facilitador e, com freqüência, um estudante a mais.”

2 comentários:

Márcia Caetano disse...

Oi Ivanise,

Gostei muita dessa postagem, você evidenciou sua aprendizagem, e principalmente refletiu sobre a sua prática. Conhecer a teoria e analisar a nossa prática viabiliza a realização de um trabalho consistente e tranformador da realidade.
Maravilhoso!!!!

Beijos
Marcia Caetano
Tutora

GRACE DEBORA disse...

Olá Ivanize, meu nome é Grace Kunst, sou do Pólo de Sapiranga e escolhi o seu blog para comentar e analisar. Adorei o formato, o acabamento e as figuras do seu blog. Suas postagens são diretas, claras e bem explicadas e configuram as aprendizagens que tivemos durante estes anos. Consegui me espelhar em muitas das suas reflexões, pois nós professoras acabamos passando muitas vezes pelas mesmas situações.
Parabéns pelo blog, um ano de 2010 maravilhoso e muita sorte neste nosso último ano de PEAD.
Beijos.

Portfólio de Aprendizagens

O Portfólio de Aprendizagens documenta o seu percurso pessoal de aprendizagens durante o Eixo e o Curso. É com base nesses registros que você construirá as reflexões-sínteses e a apresentação oral para o Workshop de Avaliação. O registro sistemático qualifica, facilita e agiliza o trabalho de auto-avaliação e avaliação das aprendizagens.

As postagens favorecem a avaliação e para isso acontecer elas devem ser densas em conteúdo e análise. Lembrem que as postagens serão importantes se elas contemplarem argumentação forte e evidências concretas, buscadas na vida profissional, pessoal ou estudantil.


(Equipe do Seminário Integrador.)