11 de dez. de 2009

Educação de Jovens e Adultos


Conhecer a realidade

Essa foi uma das minhas conclusões após a pesquisa de campo!

A escola pesquisada é a escola que trabalho durante o dia, e ao visitar as turmas a noite, tive a oportunidade de rever muitos alunos que não concluíram o ensino fundamental regular, e sem me preocupar com provas, conteúdos,... pude "bater um pao" com esses jovens e conhecer um pouco mais sobre suas vidas, por quais motivos pararam de estudar, ou porque voltaram para a escola depois de um certo tempo.

Me surpreendi com o grupo de professores da EJA, que não havia feito esse tipo de trabalho, não me refiro apenas a uma pesquisa socio antropológica, mas de um "bate papo" com seus alunos para descobrir seus gostos, desejos e interesses.

Talvez esse seja um dos motivos da evasão dos alunos de EJA.
Professores e alunos não se entendem, tem expectativas diferentes de um e outro.

1 comentários:

Márcia Caetano disse...

Oi Ivanise,

Deve ter sido gratificante rever os seus ex-alunos na escola novamente, retomando os seus estudos.
o que te faz pensar que um dos motivos da evasão escolar no EJA esteja relacionado com o pouco diálogo entre professores e alunos? E voce poderia explicar um pouco mais sobre: "Professores e alunos não se entendem, tem expectativas diferentes de um e outro".

Beijo
Marcia Caetano
Tutora

Portfólio de Aprendizagens

O Portfólio de Aprendizagens documenta o seu percurso pessoal de aprendizagens durante o Eixo e o Curso. É com base nesses registros que você construirá as reflexões-sínteses e a apresentação oral para o Workshop de Avaliação. O registro sistemático qualifica, facilita e agiliza o trabalho de auto-avaliação e avaliação das aprendizagens.

As postagens favorecem a avaliação e para isso acontecer elas devem ser densas em conteúdo e análise. Lembrem que as postagens serão importantes se elas contemplarem argumentação forte e evidências concretas, buscadas na vida profissional, pessoal ou estudantil.


(Equipe do Seminário Integrador.)