11 de dez. de 2009

Linguagem e Educação


Mais uma interdisciplina que contribuiu muito na minha adaptação a nova escola... Parece que as reflexões feitas nos trabalhos, se encaixavam direitinho na minha turma nova !

Fala-se/escreve-se/lê-se sempre do mesmo jeito? Que diferenciações podem ocorrer em relação à fala ou à escrita?

No período que precisei realizar uma sondagem para conhecer minha turma, e assim traçar metas e planejar a partir daquela realidade, percebi que estes alunos possuíam muitas dificuldades na escrita, e na organização textual. Escritas como: vezinquando (de vez em quando) derepente (de repente) vc (você)
Refletem que a linguagem oral ou escrita é bastante variável, ora se adequando às diversas situações por quais passamos, ora se adequando aos grupos sociais aos quais participamos. Com o uso da internet e mensagens via celular, acabou gerando outro tipo de código para se comunicar. A rapidez da digitação nos “bate-papos” faz com que os indivíduos se apropriem de siglas ou símbolos, ressignificando a linguagem.
Por que a autora afirma que a escola, sendo a mais importante agência de letramento, não se preocupa com o letramento social e sim apenas com um tipo de letramento, o escolar?
Trabalhei com os alunos os diferentes gêneros textuais, a escrita e a reescrita de suas produções. Obtive poucos avanços, porque temos uma lista de conteúdos a vencer até o final do ano. Mas, mesmo trabalhando com gramática, associei este conteúdo aos textos. Por exemplo: no primeiro semestre, com outra professora, os alunos aprenderam sobre substantivos. Ao revisar este conteúdo com eles, percebi que conseguiam realizar uma atividade de forma fragmentada, mas quando necessitavam identificar um substantivo (próprio ou comum) num texto, apresentavam dificuldades.
Assim como para atividades de interpretação de texto, pois ainda querem copiar a resposta do texto, sem pensar, por isso copiam qualquer trecho do texto que tenha semelhança com a pergunta.
O grande desafio do sujeito letrado, de acordo com estudos de Magda Soares, é a utilização da escrita com produção de sentido e significativa. Apresentar o mundo letrado aos alunos, não significa apenas ensinar o alfabeto com técnicas e métodos diferentes. É preciso que o aluno perceba a importância destes códigos no dia-a-dia, nas práticas sociais de leitura e escrita.

De acordo com Kleiman, “Pode-se afirmar que a escola, a mais importante das agências de letramento, preocupa-se, não com o letramento, prática social, mas com apenas um tipo de prática de letramento, a alfabetização, o processo de aquisição de códigos (alfabético, numérico), processo ge¬ralmente concebido em termos de uma competência indi¬vidual necessária para o sucesso e promoção na escola. Já outras agências de letramento, como a família, a igreja, a rua como lugar de trabalho, mostram orientações de le¬tramento muito diferentes. (p.2)”

O planejamento solicitado na interdisciplina surgiu a partir desta realidade: além das dificuldades de escrita, não apenas na grafia das palavras, mas também na clareza de idéias, vejo que há muitos conflitos a partir das diferenças. Não há respeito nem consideração com o colega que negro, gordo, que tem um nome diferente, ou que usa certo tipo de roupa. Os apelidos, as brigas devido ás brincadeiras de mau gosto, são constantes. Essas brigas constantes também impedem que se concentrem numa atividade, ou emitam uma opinião, ou façam perguntas sobre algum trabalho, pois normalmente alguém faz uma piada da situação, ou do aluno em questão. Por isso escolhi trabalhar com a história de Ruth Rocha, Romeu e Julieta.
Quanto a integração e respeito para com o outro, obtive alguns resultados. Mas a escrita continua sendo o grande desafio, principalmente nessa fase do ano, que é preciso pensar em aprovar ou reprovar.

2 comentários:

Márcia Caetano disse...

Ivanise,

Sua reflexão está maravilhosa, consistente e apropriada. Parabéns!
Seu trabalho apresenta uma excelente qualidade. Qual é a série que você trabalha?

Beijinho
Márcia Caetano
Tutora

Ivanize Honorato disse...

Ol@!!
Muito obrigada... Trabalho com turmas de B20...equivale a 4ª série!

Portfólio de Aprendizagens

O Portfólio de Aprendizagens documenta o seu percurso pessoal de aprendizagens durante o Eixo e o Curso. É com base nesses registros que você construirá as reflexões-sínteses e a apresentação oral para o Workshop de Avaliação. O registro sistemático qualifica, facilita e agiliza o trabalho de auto-avaliação e avaliação das aprendizagens.

As postagens favorecem a avaliação e para isso acontecer elas devem ser densas em conteúdo e análise. Lembrem que as postagens serão importantes se elas contemplarem argumentação forte e evidências concretas, buscadas na vida profissional, pessoal ou estudantil.


(Equipe do Seminário Integrador.)