3 de mai. de 2010

A identidade das crianças negras

Essa semana me chamou atenção as bonecas que estão a disposição dos alunos. Entre as tradicionais "barbioes", com seus corpos brancos e magros, há bonecas negras. Crianças, de todas as cores, brincam com todas as bonecas, independente da cor. O tema diversidade, especificamente a etnico racial, vem sendo adotado pelo grupo de professores há bastante tempo. Além da fala, é preciso que os alunos tenham acesso e possam manusear diversos materiasi. Há alguns anos, quando eu tinha pré escola e trabalhava com essa faixa etária, nõa tive esse cuidado na seleção dos brinquedos, e a boneca negra não pertencia a rotina dos meus alunos.
Trazendo este tipo de material estamos contribuindo para a construção positiva da identidade da criança negra.

1 comentários:

Catia Zílio disse...

Querida Ivanize!
Acredito que podes qualificar esta tua postagem trazendo elementos das tuas aprendizagens e referenciais teóricos da interdisciplina "Questões Étnico-raciais na Educação". Se precisar pode revisar o material disponível em http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo6/etnico_raciais/
Abraços, Cátia

Portfólio de Aprendizagens

O Portfólio de Aprendizagens documenta o seu percurso pessoal de aprendizagens durante o Eixo e o Curso. É com base nesses registros que você construirá as reflexões-sínteses e a apresentação oral para o Workshop de Avaliação. O registro sistemático qualifica, facilita e agiliza o trabalho de auto-avaliação e avaliação das aprendizagens.

As postagens favorecem a avaliação e para isso acontecer elas devem ser densas em conteúdo e análise. Lembrem que as postagens serão importantes se elas contemplarem argumentação forte e evidências concretas, buscadas na vida profissional, pessoal ou estudantil.


(Equipe do Seminário Integrador.)