O que mais me chamou atenção nestes alunos do jardim,logo na primeira semana, foi a autonomia para as atividades da rotina. Por exemplo, quando é servido o café ou o almoço, eles já sabem o que fazer; lavam as mãos, servem-se 9ordenadamente,... sem bagunça!), comem, colocam o prato na outra mesa, escolvam os dentes... Fazem tudo isso sem precisar mandar ... Nos primeiros dias, enquanto levantavam para fazer tudo isso, eu ficava pedindo pra sentar, e perguntando onde íam sem minha autorização !!! Olha só a minha pretensão !!! Aos poucos fui me dando conta que agindo daquela forma estava interferindo na autonomia deles ...
Eles circulam livremente pela sala ... diferente da rotina de uma turma do ensino fundamental, que geralmente permanecem (por exigência nossa!) sentados, e costumam pedir tudo: para ir ao banheiro, para levantar, para trocar a linha do caderno, ...
Onde há a ruptura ?
Acredio que a autonomia construída na educação infantil não é preservada no ensino fundamental ... Quando os alunos chegam no ensino fundamental têm um comportamento modelo exigido por seus professores. Quando trabalhei na supervisão escolar, lembro que as turmas de 1º ano, de alunos que vinham de escolas de educação infantil, tinham muitas dificuldades de adaptar-se a nova rotina escolar, pois as professoras exigiam que ficassem em silêncio, pedissem para ir ao banheiro, tomar água, ...
A autonomia é um termo que sempre aparece nos PPPs e planos de trabalho, mas tenho dúvidas se realmente conhecemos este conceito.
Na educação infantil, a autonomia é consruída desde a tenra idade. Quando chegam na escola do ensino fundamental a rotina estabelecida ou a postura do professor nem sempre favorecem a autonomia.
1 comentários:
Oi, Ivanize!
Cheguei a esta postagem tua após ter lido uma reflexão da Iris sobre o mesmo tema (http://peadportfolio156745.blogspot.com/2010/05/encantos-da-educacao-infantil-sempre.html) e fiz a ela questionamentos semelhantes aos propostos por ti. Assim te proponho dois questionamentos para avançar nesta discussão:
* Depois desta vivência na Educação Infantil como defines autonomia?
* Que possibilidades e meios de superação desta ruptura podes propor?
Seguimos conversando...
Abraços, Cátia
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