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No início do semestre fizemos um trabalho da disciplina de didática que tinha como objetivos:
• Refletir sobre o papel e a importância do planejamento escolar;
• Analisar etapas do planejamento pedagógico;
• Relacionar as discussões teóricas com as práticas docentes cotidianas.
Na turma que iniciei no início do semestre, tive muitas dificuldades de adequar meu planejamento a turma, pois sem conhcê-los, parte do que planejava não dava conta,m pois eles são muito agitados, e apresentam muitas dificuldades na leitura e escrita, embora estejam na 4ª série. Além disso, eu sou a 3ª professora deles, sem contar com as professoras substitutas.
Conhecer a realidade da turma é fundamental para o bom planejamento!
Fiz bons planos antes de conhecê-los, mas não obtive sucesso!
posso afirmar que agora as coisas estão bem melhores, lém do vínculo que estamos criando, percebo os temas que têm interesse, suas dificuldades e expectativas.
Lembro que quando fiz estágio, no auge do construtivismo, haviam muitas dúvidas, mas a professora orientadora era firme nas exigências, sem explicar muito, e hoje, lembrando de algumas coisas, chega até ser engraçado. Uma das exigências era apresentar o tema gerador todos os dias de forma criativa: nos primeiros dias funcionava, nos últimos meses, faltava criatividade, pois tinha o cuidado para não repetir a dinâmica. O planejamento era feito apenas para agradar a professora orientadora do estágio. O plano de aula era um roteiro burocrático, as mesmas palavras e expressões para iniciar os textos, assim como a autora descreve.
• Refletir sobre o papel e a importância do planejamento escolar;
• Analisar etapas do planejamento pedagógico;
• Relacionar as discussões teóricas com as práticas docentes cotidianas.
Na turma que iniciei no início do semestre, tive muitas dificuldades de adequar meu planejamento a turma, pois sem conhcê-los, parte do que planejava não dava conta,m pois eles são muito agitados, e apresentam muitas dificuldades na leitura e escrita, embora estejam na 4ª série. Além disso, eu sou a 3ª professora deles, sem contar com as professoras substitutas.
Conhecer a realidade da turma é fundamental para o bom planejamento!
Fiz bons planos antes de conhecê-los, mas não obtive sucesso!
posso afirmar que agora as coisas estão bem melhores, lém do vínculo que estamos criando, percebo os temas que têm interesse, suas dificuldades e expectativas.
Lembro que quando fiz estágio, no auge do construtivismo, haviam muitas dúvidas, mas a professora orientadora era firme nas exigências, sem explicar muito, e hoje, lembrando de algumas coisas, chega até ser engraçado. Uma das exigências era apresentar o tema gerador todos os dias de forma criativa: nos primeiros dias funcionava, nos últimos meses, faltava criatividade, pois tinha o cuidado para não repetir a dinâmica. O planejamento era feito apenas para agradar a professora orientadora do estágio. O plano de aula era um roteiro burocrático, as mesmas palavras e expressões para iniciar os textos, assim como a autora descreve.
1 comentários:
Oi Ivanize,
O rodízio de professores nas turmas é algo muito complicado no processo de aprendizagem, não temos dúvida quanto a isso.
E, que bom que agora tu estás conseguindo uma sintonia com o grupo. Tenho algumas questões para te fazer. 1)Qual é a autora que você está se referindo na postagem?
2)Como você trabalha quando algum aluno mostra interesse por alguma coisa ou assunto? O que acontece nesse situação?
Aguardo seu retorno,
Um beijo
Márcia Caetano
Tutora
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