26 de out. de 2009

Experiência com Pedagogia de Projetos

Por experiência própria, percebo que ao trabalhar com Educação Infantil, os projetos são mais incentivados, e é possível explorar mais, envolvendo a participação da turma, pais, comunidade e diferentes recursos, embora as crianças dessa faixa etária sejam menos autônomas. Quando trabalhei através de projetos em turmas de 1ª série, não obtive muito sucesso. Pois havia uma preocupação muito grande com as questões relacionadas à alfabetização e construção número. Talvez na época, logo que iniciei nessa proposta, tivesse pouco conhecimento do assunto. Hoje reconheço que era possível unir os dois objetivos de forma muito prazerosa: alfabetização através da pedagogia de projetos.

1 comentários:

Leonardo Porto disse...

Oi Ivanize,

meus parabéns pela criatividade na apresentação do blog! Também devo parabenizá-la pela periodicidade e qualidade das postagens.
Agora, gostaria de lembrar-lhe dos passos para tornar estas postagens em auto-avaliações:
1. Experimente reservar um tempo fixo na semana para realizar a postagem semanal. Pare para pensar na sua aprendizagem. Você merece esse tempo.
2. Cada postagem pode dar conta de aprendizagem que se relaciona com uma ou mais Interdisciplinas.
3. Construa as postagens de suas aprendizagens com argumentos e evidências.
4. As evidências são ações concretas que demonstram nossa aprendizagem. Essas ações podem ser exemplos da sala de aula, a aplicação de algo na sua vida pessoal, um trabalho na comunidade, a criação de uma atividade, um ato de pensamento que relaciona conceitos, etc. Mas essas ações são evidências quando acompanhadas por argumentos que fazem a leitura crítica das ações.
5. Ao trazer fragmentos de atividades ou de textos lidos nas Interdisciplinas mostre o seu posicionamento informado. Explique o que faz diferença ao saber isso. Demonstre por que tal ideia é importante. Relate se tal situação já foi vivida por você. Que tal mostrar as limitações ou os avanços contrapondo idéias e conceitos?
6. Continue usando os marcadores para sinalizar as Interdisciplinas que estão envolvidas em uma aprendizagem;
7. Lembre-se que o Portfólio de Aprendizagens transcende o curso, é público e tem visibilidade na Internet com visitas inesperadas.

Leonardo.

Portfólio de Aprendizagens

O Portfólio de Aprendizagens documenta o seu percurso pessoal de aprendizagens durante o Eixo e o Curso. É com base nesses registros que você construirá as reflexões-sínteses e a apresentação oral para o Workshop de Avaliação. O registro sistemático qualifica, facilita e agiliza o trabalho de auto-avaliação e avaliação das aprendizagens.

As postagens favorecem a avaliação e para isso acontecer elas devem ser densas em conteúdo e análise. Lembrem que as postagens serão importantes se elas contemplarem argumentação forte e evidências concretas, buscadas na vida profissional, pessoal ou estudantil.


(Equipe do Seminário Integrador.)