25 de out. de 2009

EJA x realidade

Analisar a alfabetização a partir da perspectiva política cultural pressupõe relacionar aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos para compreensão da escolarização contemporânea, caracterizada por uma infinidade de linguagens, conflitos e relações de poder. Alfabetização como forma de política cultural possibilita a construção do conhecimento na troca entre alunos, e professor, a partir das diferentes vivências sócio culturais, tornando significativa a aprendizagem. Nessa relação, o conhecimento é produzido através da interação, e não repassado. O professor não é o detentor da sabedoria, ele facilita as trocas, tornando o conteúdo importante para os que aprendem. Partindo desse ponto de vista, é importante que o professor conheça a realidade dos alunos, como pensam, vivem e organizam, sem desprezar o que sabem apresentar o novo, colocando em discussão, oportunizando a troca de opiniões e saberes.

Mais uma vez se torna importante conhecer a realidade dos alunos!

Trabalhei com EJA por 3 anos, e a questão facilitadora foi que grande parte dos jovens foram meus alunos nas séries iniciais do ensino fundamental. Então eu sabia a história de muitos, porque pararam de estudar, e porque estavam retornando!

Numa turma de EJA há muitos alunos, com objetivos diferentes. O planejamento, embora seja difícil adequar a cada expectativa do aluno, deve ser diversificado. Mas acredito que a avaliação tenha que dar conta dessas diferenças!

1 comentários:

Luciane Machado disse...

Ivanize com certeza a avaliação deve permitir a reflexão da realidade e com isso ocorrer mudanças.Trabalhar com a EJA requer conhecer a realidade e favorecer a alfabetização a partir das experiências de vida dos alunos, fazendo com que os alunos compreendam o mundo em que vivem.Bjs.

Portfólio de Aprendizagens

O Portfólio de Aprendizagens documenta o seu percurso pessoal de aprendizagens durante o Eixo e o Curso. É com base nesses registros que você construirá as reflexões-sínteses e a apresentação oral para o Workshop de Avaliação. O registro sistemático qualifica, facilita e agiliza o trabalho de auto-avaliação e avaliação das aprendizagens.

As postagens favorecem a avaliação e para isso acontecer elas devem ser densas em conteúdo e análise. Lembrem que as postagens serão importantes se elas contemplarem argumentação forte e evidências concretas, buscadas na vida profissional, pessoal ou estudantil.


(Equipe do Seminário Integrador.)